Sugestao de regras in game

Foxcry

Sugestao de regras in game

Mensagem#1 » 16 Jun 2016, 23:11

Boa noite, segue sugestao ja que o foco ultimamente tem sido criar um ambiente pvp mais saudavel, vejo regras como essas em varios server internacionais, inclusive com variações aplicadas a Roleplay(como BLG Star Wars) ou a server de pvp esportivo. é conhecido e inclusive esta sendo tratado na versao 2.0 que criar uma CV, e ate mesmo SV com demasiados blocos, trusters e luzes causam latencia de renderização(LAG) a quem o objeto esta sendo criado, motivo de inumeros bugs, inclusive travamentos de morte, o que impossibilita o jogador retornar dentro de um periodo de tempo habil para resposta a ataques.
cito abaixo as regras do antigo server Matrix como sugestao para estudo num futuro proximo:
6) Caso um jogador ou facção inicie um ataque a outro jogador ou facção, nenhuma das partes envolvidas podem entrar em locais PVE até que o combate tenha tido um fim, seja por vitória de um dos lados ou que o combate tenha fim por meio verbal. A punição para este caso pode ser um kick ou até mesmo um banimento de 1 semana cabendo ao admin julgar a punição.
7) Evite bases e naves muito grandes com muitos propulsores (thrusters) e muita iluminação. Estes causam muito lag para outros jogadores e por isso, podem ser removidos sem aviso e sem direito a ressarcimento.

BinaryCrash
Administrador Geral - Fundador
Contato:

Re: Sugestao de regras in game

Mensagem#2 » 16 Jun 2016, 23:15

Sobre a regra 7, é interessante, vou analisar.
Ninguém quer lag no servidor, mas como definir qual o limite? Número total de blocos?
Como fiscalizar?

De qualquer forma não vou deletar sumariamente as coisas das pessoas. Tentar conversar primeiro.

Sobre a regra 6, lembra do seriado Star Wars ou BattleStar Galatica? Em ambos é possível fazer um jump pra outro sistema e fugir da luta. :)

Faz parte do PvP lutar ou correr.

Acho que só em alguns eventos da pra ter regra de não fugir, lutar até a morte, só em alguns eventos...
.

Foxcry

Mensagem#3 » 16 Jun 2016, 23:35

no matrix era contagem de blocos ou massa, visto que de uma passa x acima é preciso muitos trusters, o que ocorre inclusive com SV de oficina, como a Scimittar e a K76 korppi

Lobim

Mensagem#4 » 17 Jun 2016, 00:37

Olá,
sobre a comparação com o Matrix, não quer comparar um servidor que cabe apenas 16 players com um que tem 50 slots né?
E quanto a limitação, a única coisa que estou vendo é você querer rebaixar a capacidade do jogo para rodar no seu computador, até onde sei os jogos tem requerimentos e todo gamer sabe que o "mínimo" exigido nunca é o suficiente.

Não interessa o tamanho da nave, se tiver 3 cvs de porte médio / pequeno vai dar o mesmo lag, assim como tiver um "monte" de small. Infelizmente o JOGO não suporta pvp de grande porte, aceite isso, é alpha (e um exemplo foi o seu "ataque" com 5 cvs, mal conseguíamos andar para chegar nas naves ^^ Então não sugira coisas que vão melhorar o "seu gameplay" e que a primeira vista até parecem "justas", mas na prática vai dar NA MESMA, exceto restringir algo completamente inversa a proposta do jogo.
Pois mesmo tirando todas as luzes só o fato de ter vários thrusters ligados (independente de ser da mesma nave ou não), o lag vai ser igual, e a locomoção será em "slides" ... e sim, já testamos em outro servidor, o sinsofsolar, onde teoricamente seria um server "high perfomance".

Boa noite.

Foxcry

Mensagem#5 » 17 Jun 2016, 02:19

entao uma restrição/regra que beneficia seu time é fair game, mas uma que beneficie outros nao ? se quer um exemplo comparativo bom o BLG star wars esta cogitando limitar tamanho de naves e bases tbm, assim como recentemente proibiram blueprints com blocos pre-alpha o que causa mais glitchs e travamentos, bom, foi apenas uma sugestao para a administração, jogarei pelas regras do server em que estiver jogando, se eu nao achar as mesmas justas para todos tentarei sugerir uma nivelaçao para tal resultado, caso contrario, vamos para onde nos sentimos mais a vontade.

ZEN-O

Mensagem#6 » 17 Jun 2016, 04:20

Bom dia, Foxcry,

Faço um reparo a seu último comentário. Há uma diferença bem grande entre as duas propostas de criação de regras e não é por que BENEFICIA A UMA OU OUTRA FACÇÃO:

PRIMEIRO: o lag causado por SVs, CVs etc, não é resultado de má conduta, antijogo, ou exploit, nem é abuso de uma regra, é uma característica do jogo nessa fase e das condições técnicas. Nis melhores servidores alemães (país onde moro hoje) acontece a mesma coisa; comparar lag com exploit é má fé e abuso para se defender;

SEGUNDO: não é somente tamanho de CV que causa lag, muitas SVs juntas e grandes, muitos jogadores ao mesmo tempo num mesmo espaço e outras condições também criam LAG

TERCEIRO: tamanho de nave ou número de thrusters e luzes não beneficia a ninguém. Dizer isso é bobagem, isso é uma capacidade de todos, um direito de todos. Qualquer um pode fazer uma nave grande, não faz o menor sentido dizer que isso beneficia a um ou outro, todos são iguais nesse quesito, Agora, reduzir o tamanho de CVs, que é uma funcionalidade do jogo (quem não adora ter e construir uma mega nave?) é que pode beneficiar a alguns jogadores menores diante de um jogador com mais capacidade. É PORTANT EXATAMENTE O CONTRÁRIO, você é que quer impor uma regra que beneficia a você.

QUARTO: O lAG é que é uma deficiência técnica também comum a todos, que atinge a todos igualmente. Construir nave grande ou causar lag não é um exploit, todos podem fazer. Já a regra sobre uso de offline protection e morte kamikase para destruir bases alheias é SIM, uma regra justa, que beneficia atodos e impede o EXPLOIT. Não adogar uma regra para proibir isso só beneficia a quem joga dessa maneira.

Portanto o Admin tem de levar em conta essa situação, tem de considerar a diferença entre os argumentos. Seu argumento é apenas para defender-se da prática do antijogo e para limitar a capacidade de adversários, para obter uma vantagem. O lag é uma consequência colateral, geral, não um benefício de poucos. Pode-se até decidir limitar isso (o que é muito difícil) mas isso não é exploit nem questão de jogo limpo.

A regra que você diz que beneficia a uma facção, na realidade é uma regra justa que proíbe o EXPLOIT e beneficia a todos, mas prejudica apenas a quem pratica antijogo e usa exploits. Não dá pra comparar honestamente isso.

Lobim, uma observação: os developers (DEVs) do Empyrion circularam ontem uma diretriz aos Admins instruindo-os (não há como impor) a limitar o número de jogadores nos servidores a 16. Tem muita queixa sobre LAG e a constelação de servidores do Empyrion aqui na Europa está em quase 2000! Não é preciso ter servidores com mais de 16 jogadores online - isso também melhora o desempenho, embora nunca haja tantos jogadores no servidor da comunidade gamer, em quase nenhum aliás!

Greg

Mensagem#7 » 17 Jun 2016, 08:25

Olá Pessoal,

ZEN-O, ótima explicação.

Venho também opinar sobre essa regra 7, sou contra. Limitar a criação de um jogo em um mundo livre é contra a proposta do jogo, se começar a limitar as CV, logo será as bases, depois as small, hover, limite de mineração, limite de recursos ou naves que pode ter, etc.... Como já disseram, uma das melhores coisas, é construir a tua própria nave seja CV, SV e/ou HV... Até já fiz uma que se atirava, muito louca kkk..
A existência do LAG que é para todos, qualquer CV ou muitas SV causa LAG, como dizemos, o jogo vira powerpoint, tudo em slide, mas mesmo assim batalhamos é se habituar ao jogo...Até mesmo batalha de duas ou mais "SV" causa lentidão. Isso é do jogo que esta em alpha, como já percebi melhorias nisso nas ultimas atualizações.
A regra 6, não faz diferença pra mim, mas fazer retirada estratégica conta também, quantos filmes já vimos (principalmente no Star Wars) que escapam das batalhas dando salto...
Bom, com o tópico do ZEN-O, não tenho o que mais dizer, além da minha própria opinião descrito nesse post. Admin, analise e julgue a melhor opção de ter ou não essa regra.

Abraço a todos e um bom jogo.

BinaryCrash
Administrador Geral - Fundador
Contato:

Mensagem#8 » 17 Jun 2016, 17:03

Eu costumo usar embasamento técnico com medições para comprovação tanto client-side quanto server-side quando possível.
Pego toda essa informação e tento avaliar conforme minha experiência.

Jogos de "blocos" sempre tem uma característica de pesar no processamento e gargalos por conta de estruturas muito grandes sempre existem. Cabe a nós achar um limite adequado.

Não da pra dizer que eu dar spawn em uma "Death Star" do tamanho de um planeta é algo completamente normal.
O jogo apresenta limitações e temos que nos adaptar as mesmas.

Eu fiz um teste pra saber se os eventos "BOSS" seriam legais e se o servidor aguentaria.
Dei spawn em uma nave gigantesca, que eu levei 1 hora e meia pra andar por toda ela e conhecer por completo.
2 andares e pouco mais de meio km de comprimento.
Enorme mesmo.

Coloquei ela no espaço sozinho lá em Trading Outpost (quando não tinha ninguém lá).
Tudo tranquilo até então, só o servidor que deu uma travada na hora do spawn por uns 2 segundos.
Depois andando com a nave levei ela pra Akua, entrei na atmosfera e passei com ela por cima das bases dos players.
Pra mim rodou de boa, mas o servidor pesou um pouco e deu lag pra algumas pessoas.
lag completamente aceitável, mas sempre tenho q ficar de olho no impacto no servidor.

Depois disso feito o planeta Akua começou a não carregar completamente o terreno e eu fui obrigado a dar um restart no servidor.
Ou seja, no espaço é tranquilo ter nave gigante, mas em planeta a coisa fica feia.

Eu já subi servidor de Minecraft, Space Engineers e Empyrion. Todos eles tem esses mesmos problemas, quantidade de blocos.
Space Engineers na CG está desligado esperando algumas melhorias, e pode voltar online em breve.
Minecraft eu desisti, muito client-hack.
Empyrion é o servidor que mais pesa. Usa mais de 10 GB de memória RAM e todos os cores do servidor.
Roda bem porque é uma máquina super forte, e tem 5 SSDs em Raid.

Durante o teste, analisei meus FPS e sempre ficaram 30+
Eu tenho um hardware bom, GTX980ti, i7-4770k.
O jogo infelizmente precisa de muito recurso da máquina do jogador, limitar só porque a média do hardware dos jogadores é menor não dá, aí seria melhor nem subir server de Empyrion.

Tivemos as mesmas limitações no Space Engineers.
A diferença que no SE não usa multi-core, então acaba entupindo apenas 1 core.
No SE tivemos já uma média de 16 jogadores, sempre que tinha mais que 10 dava lag, mas principalmente quando tinha muito bloco no mundo.

No Empyrion a gente tem picos de 22 jogadores, e roda sem lag.
Notei que depois dos 16 players o jogo começa a aumentar o uso de recurso do servidor exponencialmente.
Provavelmente porque ainda falta otimização do jogo.

Acho válido a limitação de players. Por enquanto eu deixei o limite de 50, mas vou monitorar isso.

Como eu disse no post anterior, qual o limite adequado?
Acho que por enquanto não tem que ter limite, apenas uma recomendação de usar os recursos sabiamente, porque não é infinito.
Evitar combate no planeta com naves absurdas que fazem um eclipse.

Fica a critério do administrador julgar se uma nave está afetando o SERVIDOR, veja bem, estou preocupado apenas com o cpu do server, não vou julgar se sua máquina pode rodar ou não.
Caso por algum motivo alguma construção cause problemas para o servidor eu vou conversar com o proprietário e converter a nave pra ingot.
Quais motivos? um bug, nave presa no planeta que não consegue mais levantar e o dono desistiu dela, etc.

Mas fiquem tranquilos, até agora nenhuma nave causou isso, exceto as minhas que dei spawn pra testar a performance do server.

Depois eu vou testar umas naves enormes e tirar isso a limpo, porque o teste que eu fiz foi no inicio do servidor e não tinha quase nada de construção de player.
.

Lobim

Mensagem#9 » 17 Jun 2016, 17:37

Por se tratar de um servidor survival, dúvido muito que alguém faria realmente uma "estrela da morte" do tamanho de um planeta, razões são diversas, mas entre as principais analisando pela gameplay seria: Gasto inviável para construção, gasto absurdo para manutenção e uso de combustível surreal. Então esse risco acredito que o servidor não corre. :D

A nível de jogo, bem que os devs poderiam seguir o exemplo do Dayz, na nova atualização agora (0.6) mudaram o render, interface, etc... o jogo ficou tão fluído que mesmo com tudo no very high/ultra parece que a máquina nem sente.

Greg

Mensagem#10 » 17 Jun 2016, 17:49

Bah, maquina do server monstrinho.... CV de 1 hora pra andar toda, credo e eu fazendo humildes CV de andar nem 2min kkkk
Talvez com o tempo diminuir o limite, em vez de 50, 40 depois 30, mas como tu disse, tem q analisar, quanto mais gente jogar melhor...
Há duas semanas, quando pegávamos uma CV e ia para uma planeta, dava muito lag, mas depois de algumas atualizações, melhorou. E com certeza irá melhorar...

Pra Death Star, já temos as X-Wing, fica tranquilo...

Voltar para “Empyrion”