Olá, joguei muitos servers de muitos tipos de jogos, administrados pela comunidade gamer nos ultimos tempos e gostaria de fazer aqui uma sugestão sobre o servidor de empyrion.
Primeiramente queria deixar claro que isso não é, de forma alguma, tentativa de divulgar nenhum servidor alheio. Só o uso como exemplo.
Bom, ultimamente o boom sobre jogos de sci-fi, e principalmente de exploração espacial, está bem grande, graças ao lançamento, e fracasso para alguns(maioria), de No Man's Sky (e também a ressaca que o mesmo deixou no pessoal). Somado a isso vários jogos do gênero aproveitando a onda pra tirar uma casquinha, vide star citizen com seu gameplay presentation de 1h lançado a pouco tempo.
Com isso em mente, gostaria de dizer que não há melhor momento para juntar os brasileiros que já jogam Empyrion e trazer mais ainda para a comunidade gamer, mas pra isso é preciso mais do que rodar um servidor default, sem addon ou ferramenta alguma, e praticamente sem presença de GM ou ADM.
Só pra usar como exemplo, não é divulgação, é um exemplo, cito aqui o servidor HWS (NA e EU), que além de bem configurado, moddado e com uma estória de RP própria, os caras são os desenvolvedores de uma das mais excelentes ferramentas de administração de um servidor online que eu já vi.
Pra começar, a ferramenta de administração. Ela é simplesmente perfeita, comparado às ferramentas que o jogo proporciona aos administradores, essa ferramenta não tem nem comparação. É inclusive mais eficiente que o proprio VAC na detecção de hacks e sploiters. O jogo ficou basicamente livre disso. Nem vou me estender em detalhes, segue aqui o link direto onde eles demonstram com screenshots e explicações sobre as features: http://empyrion-homeworld.net/tools
Além da ferramenta de administração ainda tem a de playfield generation, também está no link.
E pra melhorar o engajamento no gameplay em si, há diversos mods, quais já vi em varios servidores, normalmente gringos, cujos se usam com comandos no chat do jogo, como por exemplo CB:RESET que da a opção de deletar o personagem para um recomeço do zero. Fora outros addons que adicionam conteúdo RP e possibilidade de salvar recursos e credits de possíveis wipes obrigatórios (exigidos pelos devs). Tem ainda o acesso de painel de controle pelo site onde se pode gerenciar essas ferramentas e até mesmo suas construções e naves. Tem muita coisa legal desse server que poderia ser usado para criar um servidor BR foda, garanto que daria 100 pessoas fácil, pois há muitos BRs jogando em servidores gringos.
E claro, esses addons e sistemas possibilitam uso de sistema de vip, ou simplesmente recompensas para doações, que poderia ajudar demais na manutenção do servidor e na remuneração dos administradores. (No caso desse servidor eles fazem a razão da doação para com o tempo jogado no server e da packs de recursos e/ou crafts instantâneos para alguma blueprint especifica.)
Enfim, essa é minha sugestão. Não sei como anda o server de empyrion da comunidade gamer pois eu estava parado e voltei há alguns dias ver as novidades.