Mensagem#8 » 17 Jun 2016, 17:03
Eu costumo usar embasamento técnico com medições para comprovação tanto client-side quanto server-side quando possível.
Pego toda essa informação e tento avaliar conforme minha experiência.
Jogos de "blocos" sempre tem uma característica de pesar no processamento e gargalos por conta de estruturas muito grandes sempre existem. Cabe a nós achar um limite adequado.
Não da pra dizer que eu dar spawn em uma "Death Star" do tamanho de um planeta é algo completamente normal.
O jogo apresenta limitações e temos que nos adaptar as mesmas.
Eu fiz um teste pra saber se os eventos "BOSS" seriam legais e se o servidor aguentaria.
Dei spawn em uma nave gigantesca, que eu levei 1 hora e meia pra andar por toda ela e conhecer por completo.
2 andares e pouco mais de meio km de comprimento.
Enorme mesmo.
Coloquei ela no espaço sozinho lá em Trading Outpost (quando não tinha ninguém lá).
Tudo tranquilo até então, só o servidor que deu uma travada na hora do spawn por uns 2 segundos.
Depois andando com a nave levei ela pra Akua, entrei na atmosfera e passei com ela por cima das bases dos players.
Pra mim rodou de boa, mas o servidor pesou um pouco e deu lag pra algumas pessoas.
lag completamente aceitável, mas sempre tenho q ficar de olho no impacto no servidor.
Depois disso feito o planeta Akua começou a não carregar completamente o terreno e eu fui obrigado a dar um restart no servidor.
Ou seja, no espaço é tranquilo ter nave gigante, mas em planeta a coisa fica feia.
Eu já subi servidor de Minecraft, Space Engineers e Empyrion. Todos eles tem esses mesmos problemas, quantidade de blocos.
Space Engineers na CG está desligado esperando algumas melhorias, e pode voltar online em breve.
Minecraft eu desisti, muito client-hack.
Empyrion é o servidor que mais pesa. Usa mais de 10 GB de memória RAM e todos os cores do servidor.
Roda bem porque é uma máquina super forte, e tem 5 SSDs em Raid.
Durante o teste, analisei meus FPS e sempre ficaram 30+
Eu tenho um hardware bom, GTX980ti, i7-4770k.
O jogo infelizmente precisa de muito recurso da máquina do jogador, limitar só porque a média do hardware dos jogadores é menor não dá, aí seria melhor nem subir server de Empyrion.
Tivemos as mesmas limitações no Space Engineers.
A diferença que no SE não usa multi-core, então acaba entupindo apenas 1 core.
No SE tivemos já uma média de 16 jogadores, sempre que tinha mais que 10 dava lag, mas principalmente quando tinha muito bloco no mundo.
No Empyrion a gente tem picos de 22 jogadores, e roda sem lag.
Notei que depois dos 16 players o jogo começa a aumentar o uso de recurso do servidor exponencialmente.
Provavelmente porque ainda falta otimização do jogo.
Acho válido a limitação de players. Por enquanto eu deixei o limite de 50, mas vou monitorar isso.
Como eu disse no post anterior, qual o limite adequado?
Acho que por enquanto não tem que ter limite, apenas uma recomendação de usar os recursos sabiamente, porque não é infinito.
Evitar combate no planeta com naves absurdas que fazem um eclipse.
Fica a critério do administrador julgar se uma nave está afetando o SERVIDOR, veja bem, estou preocupado apenas com o cpu do server, não vou julgar se sua máquina pode rodar ou não.
Caso por algum motivo alguma construção cause problemas para o servidor eu vou conversar com o proprietário e converter a nave pra ingot.
Quais motivos? um bug, nave presa no planeta que não consegue mais levantar e o dono desistiu dela, etc.
Mas fiquem tranquilos, até agora nenhuma nave causou isso, exceto as minhas que dei spawn pra testar a performance do server.
Depois eu vou testar umas naves enormes e tirar isso a limpo, porque o teste que eu fiz foi no inicio do servidor e não tinha quase nada de construção de player.
.